child_holding_yellow_ribbon-21723697

Setembro Amarelo: acolhimento é um dos fatores que auxilia na prevenção ao suicídio

Compartilhe:

Em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. Infelizmente, essa história se repete todos os dias, de acordo com o Ministério de Saúde são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Empatia, cuidado, ouvir com atenção e se mostrar interessado com a conversa, além de auxiliar sem julgamentos, são fatores que ajudam uma pessoa sob risco de suicídio. Com objetivo de conscientizar sobre a valorização à vida, a campanha do Setembro Amarelo foi criada. Por esta razão, a Prati-Donaduzzi evidencia a importância do acolhimento ao próximo, realizando palestras alusivas ao tema durante o mês de setembro para os colaboradores.

“Trata-se de uma triste realidade, cada vez mais suicídios são registrados, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, em seguida do transtorno bipolar e o uso de substâncias”, ressalta a psiquiatra, Luana Zen.

Existem várias causas que influenciam para que a pessoa cometa o suicídio, como destaca a especialista. “O indivíduo apresenta comportamento que resulta de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Desta forma, deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam durante a história do paciente, não podendo ser considerado de forma casual e simplista, apenas atreladas com acontecimentos pontuais da vida do sujeito”, explica.

De 2020, em relação a 2019, houve um aumento de 43% de suicídio entre crianças e adolescentes, enquanto a taxa de mortalidade em pessoas com idade menor de 14 anos chegou a 113%. Os homens possuem quatro vezes mais chances de cometer suicídio em relação as mulheres. “É importante o apoio de todos nessa luta em prol da vida. É preciso que as pessoas procurem um especialista, para prevenir através de um tratamento adequado com medicamentos”.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags: