Alzheimer

Diagnóstico precoce e tratamento adequado podem melhorar qualidade de vida do paciente com Alzheimer

Compartilhe:

Qualquer pessoa pode ter eventuais lapsos de memória, mas na medida que envelhecemos é possível isso ocorrer com mais frequência, principalmente aqueles que estão com sintomas inicias de Alzheimer. Os idosos são os mais propícios a não conseguir lembrar de nomes de pessoas próximas ou ter dificuldade de realizar tarefas diárias como ir no mercado ou ir ao banco. Porém, quando isso ocorre diversas vezes é necessário atenção e passar por uma avaliação médica.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. O Ministério da Saúde informa que a prevalência da doença em pessoas com 65 anos ou mais é de 11,5%. Diante desses dados, a Prati-Donaduzzi destaca a importância da identificação precoce no Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer (21).

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa, normalmente associada ao envelhecimento, que ainda não tem uma causa definida. O desenvolvimento da patologia acontece quando há uma alteração no processamento de proteínas específicas do sistema nervoso central. Os principais sintomas apresentados na fase inicial são memória alterada, desorientação, alteração da linguagem, aprendizado e concentração. “É preciso ter cuidado sempre para quando a perda da memória começar a interferir nas atividades pessoais do dia a dia”, orienta o médico geriatra, Antonio Carlos Silva Santos Junior.

Segundo o especialista, o Alzheimer não tem cura, porém, pode ser prevenido. “Ter um estilo de vida saudável, evitar o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação pobre em nutrientes”, alerta.

O alzheimer costuma evoluir de forma lenta. A partir do diagnóstico precoce, a sobrevida do paciente chega entre 8 e 10 anos. “Alguns medicamentos são indicados para estabilizar ou reduzir a velocidade de progressão da doença, proporcionando alívio dos sintomas e gerando mais qualidade de vida ao paciente”.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • Alzheimer