Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla: conheça mais sobre a doença que atinge o sistema nervoso

Compartilhe:

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde, entre elas, o Agosto Laranja, que tem o intuito de abordar sobre a prevenção e o combate à esclerose múltipla. A intenção da campanha é chamar a atenção para a enfermidade que atinge cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Assim como muitas outras doenças, a EM é tratada pela comunidade com muito receio, aumentando o preconceito e o compartilhamento de informações falsas. Por esta razão, no Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30), a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi traz orientações sobre a doença que mais acomete pessoas entre 20 e 40 anos em todo o mundo.

Esclerose Múltipla é uma patologia autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Os sintomas nem sempre são identificados na fase inicial, por isso é preciso redobrar mais ainda a atenção. Em alguns casos o paciente pode apresentar: fraqueza, transtornos visuais, tremores, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga. No entanto, esses sinais servem como um alerta, na dúvida agende uma consulta com um neurologista para confirmar o diagnóstico.

 

Qualidade de vida

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curam as pessoas que têm o diagnóstico de esclerose múltipla, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os pacientes a se manterem produtivos e confortáveis.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • Esclerose Múltipla