Screenshot_10

Vitamina D: saiba mais sobre os benefícios desse nutriente

Compartilhe:

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo do corpo humano e para a manutenção da nossa saúde. A maioria delas é encontrada em alguns alimentos, e no caso da vitamina D, é produzida naturalmente no organismo por meio da exposição da pele à luz solar.

A nutricionista Carla Cotta, convidada pela farmacêutica Prati-Donaduzzi, explica que a vitamina D é essencial para diversas reações metabólicas e orgânicas como a saúde óssea; manutenção das concentrações ideias de cálcio e fósforo no organismo; para a saúde dental, além de ter função hormonal, como regular a insulina.

Outro papel importante da Vitamina D no organismo é de regular as células do sistema imunológico. “As vitaminas têm um papel primordial para as funções biológicas, incluindo o funcionamento adequado do sistema imunológico e do organismo, integralmente”, afirma a nutricionista.

Vitamina D nos alimentos

Aproximadamente 80% da quantidade necessária de vitamina D para o bom funcionamento do organismo são provenientes da exposição à luz dos raios ultravioletas do sol, mas é possível encontrar uma quantidade mais baixa da vitamina em alguns alimentos. Saiba quais são eles:

  • Gema de ovo;
  • Leite e seus derivados (queijo, manteiga, iogurte);
  • Cogumelos;
  • Peixes gordurosos, como atum, salmão e sardinha;
  • Fígado bovino.

Falta de Vitamina D no organismo

A baixa absorção de vitamina D pode levar a deficiência de cálcio, que acarreta enfraquecimento dos ossos, o que pode resultar em osteoporose, além de alterações hormonais e raquitismo. “Cabe salientar também que a deficiência de Vitamina D está correlacionada ao aumento de ocorrência e prevalência de doenças autoimunes”, reforça a médica.

Os especialistas indicam uma exposição diária ao sol de no mínimo 10 minutos, sem proteção solar, entre o período das 10 da manhã às 3 da tarde, pois este é o momento mais adequado para obter os benefícios dos raios UV. Porém, a maioria da população, principalmente das grandes cidades, tem dificuldade de conseguir se expor ao sol diariamente durante este período. Por isso, existem maneiras de corrigir a deficiência da vitamina D, como fazer uso de suplementos vitamínicos.

O Vigora D faz parte do portfólio de suplementos de vitaminas e minerais da Prati-Donaduzzi, e pode ser utilizado nesses casos. Os suplementos são compostos importantes que auxiliam no equilíbrio e saúde do organismo. “Quando indicado por um especialista, a suplementação é feita com intuito de manter as funções adequadas para saúde, evitando-se riscos de doenças e problemas relacionados à deficiência da vitamina D”, reforça a nutricionista.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • D
  • Imunidade
  • Vitamina