19

Vitamina D: uma dose importante de saúde e imunidade

Compartilhe:

Entenda a importância da suplementação de vitamina D para a manutenção da boa saúde e fortalecimento do sistema imunológico. Foto: Divulgação.

Vivemos um período em que se manter saudável é fundamental. Especialmente durante a pandemia, em que há necessidade de medidas preventivas ao coronavírus. Várias atitudes e hábitos contribuem para manter a imunidade alta, como as dicas mais conhecidas: alimentação adequada, prática de atividade física, ingestão de líquidos. Porém, ultimamente tem se falado muito da importância da Vitamina D na manutenção da saúde e da imunidade. Por isso precisamos entender melhor esta relação.

Vitamina D: entenda como ela é absorvida pelo organismo humano

A Vitamina D é uma das vitaminas lipossolúveis – ou seja, aquelas que se dissolvem em gorduras. Isso é bom, porque ela se deposita nos tecidos gordurosos e pode formar uma reserva. Porém, para ser absorvida no intestino, a Vitamina D precisa da presença de gorduras e sais biliares. Desta forma, pessoas com problemas intestinais ou que fizeram cirurgias de redução do estômago têm dificuldade para absorvê-la.

A vitamina D também pode ser produzida pelo nosso organismo através da exposição da pele aos raios solares. Mas, apesar de vivermos em um país tropical com muito sol, estudos mostram que até 2/3 das pessoas têm níveis sanguíneos de Vitamina D abaixo do recomendado (30 pg/ml) (Maeda, 2014 – DOI: 10.1590/0004-2730000003388).

Vitamina D é essencial para os ossos, os órgãos vitais e para melhorar o sistema imunológico

A Vitamina D e o Cálcio ajudam a manter os ossos saudáveis. O papel da Vitamina D é favorecer a absorção do cálcio no intestino e sua incorporação aos ossos. Por este motivo, é importante sempre verificar os níveis corretos da vitamina no seu organismo.

Quando há deficiência de Vitamina D em crianças, acarreta o Raquitismo – doença na qual os ossos crescem deformados e fracos, com pouco cálcio. Já em adultos, a falta de Vitamina D favorece o aparecimento da osteoporose. Isto acontece porque, quando há falta de cálcio e de Vitamina D, o cálcio é retirado dos ossos para ser usado pelas células.

Além disso, descobriu-se que muitas outras células têm receptores para Vitamina D. Entre elas estão o fígado, os músculos, os rins, o coração e os componentes do sistema imunológico.  Estudos demonstram que a falta de Vitamina D está associada a maior mortalidade por doenças do coração, além de fraqueza muscular, dificuldade para controlar o diabetes e a uma maior suscetibilidade a diversas infecções.

Além disso, a Vitamina D é importante para a imunidade inata e a adaptativa – isto é, em resposta a infecções. As crianças com deficiência em Vitamina D são mais suscetíveis a infecções respiratórias e o problema é revertido quando os níveis normais são restabelecidos.

A importância da suplementação de Vitamina D durante o isolamento social e Coronavírus 

A dieta do brasileiro é relativamente pobre em Vitamina D. Mesmo em um país com grande incidência solar, os estudos já demonstraram que muitas pessoas têm níveis baixos de Vitamina D no sangue. Esta situação pode ser agravada no período de pandemia e de isolamento social, em que a exposição aos espaços abertos diminuiu drasticamente.

Quando não há quantidade suficiente de Vitamina D, a reposição através de suplementação pode ser útil. Muitos especialistas recomendam o uso diário de 400-1000UI. Caso o nível sérico esteja abaixo de 30 ng/ml, pode ser necessário uma reposição mais rápida com formas mais concentradas de Vitamina D – que devem ser prescritas por um médico.

Relação da Vitamina D com a pandemia e a Covid-19

Desde o início da pandemia, começou uma grande procura por formas de tratar e prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Neste contexto, a Vitamina D ganha destaque entre as substâncias estudadas.

Verificou-se que uma grande porcentagem de pacientes com a forma grave da Covid-19 tinha níveis insatisfatórios de Vitamina D no sangue. Um estudo espanhol mostrou que 80% dos casos graves internados tinham níveis baixos de Vitamina D no sangue, contra apenas 40% de controles não internados (Hernandez JL, et al. J Clin Endocrinol Metab. 2020).

Além disso, de acordo com outro estudo (JAMA Network Open.2020;3(9):e2019722. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.19722), os pacientes com níveis deficientes de Vitamina D podem apresentar maior chance de adquirir a infecção.

Apesar de bons indícios, os estudos controlados e randomizados ainda não comprovaram os resultados destas observações. Acredita-se que isso pode estar ligado a variedade de dietas, exposição ao sol e à genética das pessoas, todos fatores que influenciam a Vitamina D.

De qualquer forma, uma informação precisa está clara: a Vitamina D não trata a Covid-19, mas pode ser importante na prevenção da doença, especialmente das formas mais graves. Mais estudos ainda estão sendo realizados e é bom ficar atento aos resultados.

 

Conteúdo produzido em parceria com o Dr. Eduardo F. Motti.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • D
  • Imunidade
  • Vitamina