Tired businesswoman holding eyeglasses and massaging nose bridge. Girl feeling discomfort from long wearing glasses at workplace. Exhausted female office worker gather herself for completing work

Síndrome de Burnout: já ouviu falar?

Compartilhe:

O termo Síndrome de Burnout foi criado em 1974, pelo psicanalista Herbert Freudenberger, para definir uma situação caracterizada pelo esgotamento físico e emocional relacionado ao trabalho.

Essa condição acaba por afetar tanto a produtividade quanto as relações pessoais e profissionais – com três dimensões, que vão desde o cansaço extremo até sentimentos e emoções ligados à insatisfação no trabalho.

Com a pandemia de Covid-19 e a crescente adesão pelo modelo home office, a rotina de trabalho de muitos profissionais foi intensificada. Dessa forma, também passamos a cobrar cada vez mais por resultados, o que pode levar ao aumento do estresse, exaustão mental e, consequentemente, gerar o Burnout. Por isso, é mais do que importante ficar atento a esses sinais, e conseguir conter a evolução desse quadro. 

Médica psiquiatra Dra. Luana Zen ensina como identificar a Síndrome de Burnout. Assista:

No próximo vídeo, você também vai poder conferir como lidar e evitar esse desgaste profissional.

 

Compartilhe:

Sobre o colunista

Inscrita pelo CRM/PR 25671 e RQE 23466. É médica psiquiatra membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atualmente exerce suas atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Toledo – PR e no Hospital Bom Jesus. Realiza atendimentos em seu consultório particular e presta consultoria médica para a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. Sua trajetória profissional registra trabalhos no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) no ambulatório e CAPS AD III/SIM PR. Também foi servidora pública da Prefeitura de Toledo atuando no CAPS AD, CAPS II - ambulatório de saúde mental, avaliações psiquiátricas na UPA Toledo e Mini Hospital. Foi docente em saúde mental e do comportamento na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Tags:
  • Ansiedade
  • depressão
  • Doença
  • Pandemia
  • Saúde Mental