Além dos males causados pela infecção por Covid-19, o atual cenário pandêmico tem afetado a saúde mental de muitos brasileiros.
O momento trágico e de incerteza que estamos vivendo, em que milhares de vidas são perdidas todos os dias, pode levar a quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos.
Mais do que nunca, é importante se prevenir de um possível adoecimento mental
A médica psiquiatra Dra. Luana Zen apresenta diferentes hábitos que podem ser adotados na sua rotina para realizar esse cuidado com a saúde mental, além de alguns sinais de alerta para ficar atento e procurar ajuda de algum profissional se preciso.
É necessário adotar não só as medidas de prevenção ao vírus, mas também cuidar do bem-estar pessoal para conseguir enfrentar esse momento tão difícil.
Confira o vídeo de hoje para saber mais:
Sobre o colunista
Inscrita pelo CRM/PR 25671 e RQE 23466.
É médica psiquiatra membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atualmente exerce suas atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Toledo – PR e no Hospital Bom Jesus. Realiza atendimentos em seu consultório particular e presta consultoria médica para a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.
Sua trajetória profissional registra trabalhos no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) no ambulatório e CAPS AD III/SIM PR. Também foi servidora pública da Prefeitura de Toledo atuando no CAPS AD, CAPS II - ambulatório de saúde mental, avaliações psiquiátricas na UPA Toledo e Mini Hospital. Foi docente em saúde mental e do comportamento na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
- Tags:
- Ansiedade
- depressão
- Doença
- Pandemia
- Saúde Mental