Screenshot_11

Dor crônica: saiba mais sobre a condição que atinge cerca de 30% da população mundial

Compartilhe:

Conviver com dores constantes é desafiador e um fardo para muitas pessoas. O que começa como um pequeno incômodo pode se tornar algo persistente afetando diretamente a qualidade de vida quem lida com essa condição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que 30% da população mundial se queixa de dor crônica. Mas o que de fato caracteriza essa condição?

A dor considerada crônica é aquela que persiste por mais de três meses, segundo a maioria dos critérios. Entretanto, há outros indicativos de que, em alguns casos, esse período é maior podendo ser em torno de seis meses.

Roseni Lopes Bueno, anestesiologista e médica convidada pela farmacêutica Prati-Donaduzzi para esclarecer o tema, explica que a dor crônica é considerada uma disfunção do sistema somatossensorial, que persiste além do tempo da lesão. “A dor passa a ser a própria doença, e isso afeta a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

 

Tipos de dor crônica

A dor crônica pode manifestar em qualquer parte do corpo, em qualquer pessoa, já que pode haver diversas causas, dependendo do seu tipo. O tipo será determinado, principalmente, por uma avaliação de um médico, baseado em exame físico e exame clínico.

Dois principais tipos são: dor neuropática e a dor nociceptiva ou somática. A dor neuropática é causada por uma disfunção do sistema nervoso, que pode ser no cérebro, na medula ou nos nervos periféricos. As principais causas podem estar ligadas a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras lesões nos nervos.

Já a dor nociceptiva ou somática está ligada a uma lesão ou inflamação dos tecidos da pele, que são detectados pelo sistema nervoso como uma ameaça. Entre as possíveis causas estão: queimaduras; fraturas; fortes pancadas; tendinite; contraturas musculares; infecções.

 

Dor crônica tem tratamento?

O tratamento envolve muitos cuidados e vai além de só focar na dor; é importante também tratar a causa para obter resultados mais satisfatórios. O tratamento medicamentoso é indicado por meio do uso de analgésicos e pode ser combinado com métodos físicos. Em casos extremos, a cirurgia também é considerada uma possibilidade.

A médica afirma que a fisioterapia e outras terapias como acupuntura e radiofrequência são fundamentais para atenuar dor. “Melhorar a condição de dor é fundamental para uma boa reabilitação”, reforça a anestesiologista.

A adoção de hábitos saudáveis como praticar atividades físicas – que estejam de acordo com a indicação do médico, e uma alimentação balanceada, também são atitudes indicadas pelos especialistas para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com dores constantes.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • cronica
  • dor