Screenshot_6

Dia Mundial da Saúde Mental: transtornos afetam 1 bilhão de pessoas no mundo

Compartilhe:

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental com o intuito de jogar luz a um problema global. Os dados mostram do porque a importância de falar sobre o assunto. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtorno mental.

No Brasil, a preocupação não é menor. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, todos os dias, 32 pessoas se suicidam no país, o que configura uma morte a cada 45 minutos.

A psiquiatra convidada pela farmacêutica Prati-Donaduzzi, Luana Zen, conta que uma das  principais características dos transtornos mentais é o sofrimento. “Ela percebe que esses sentimentos estão causando problemas no seu dia a dia, como a queda de rendimento no trabalho, e dificuldade em exercer as atividades cotidianas”, explica a psiquiatra.

Como melhorar a saúde mental

Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, muito tem se debatido sobre os possíveis impactos na saúde mental das pessoas. O instituto de pesquisas Datafolha realizou um estudo, divulgado no último mês, sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental das pessoas. A triste conclusão foi de que a cada 10 indivíduos, ao menos quatro relataram problemas psicológicos como depressão ou ansiedade, desde a emergência sanitária se instalar no país.

A psiquiatra acredita que o isolamento social possui ligação direta com essa questão. “A privação de contato direto com os amigos, e das atividades físicas e de lazer, que praticamente ficaram inexistentes afetou muito as pessoas durante este período, principalmente os mais jovens”.

Mas é possível trabalhar para que esses transtornos não tomem conta da vida da pessoa. A médica dá algumas dicas de como melhorar a saúde mental. Ela afirma que a mudança de estilo de vida possui evidência concreta de benefício nessas situações, o que envolve:

1 – Realizar atividades físicas, principalmente aeróbica;

2 – Adquirir uma alimentação saudável. “Os alimentos industrializados e ricos em conservantes possuem um impacto negativo na saúde mental. Então quanto mais natural, melhor”, afirma a médica;

3 – Prática de técnicas contemplativas, como meditação, relaxamento e mindfulness;

4 – Manter atividades de lazer e socialização, ou seja, estar inserido em um grupo, seja ele familiar ou de amigos;

5 – Qualidade do sono: ter uma boa noite de sono, com, no mínimo, 8 horas de descanso;

6 – Ter uma espiritualidade desenvolvida.

Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • Saúde Mental
  • transtornos